sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Presidenciáveis e suas propostas ambientais.


Falta pouco para o dia em que todos os brasileiros terão a oportunidade de exercer sua principal conquista democrática: o voto. Por isso decidimos pesquisar melhor sobre o plano de governo da tríade de candidatos que lideram as pesquisas de intenção de voto neste momento - em ordem alfabética - Aécio Neves, Dilma Rousseff; e Marina Silva.

É importante deixar claro que essa postagem não tem por objetivo fazer campanha partidária, mas sim listar os principais pontos das propostas ambientais feitas por cada uma das três candidaturas, em seus respectivos planos de governo. Vale salientar que a listagem a baixo obedece a ordem alfabética referente aos nomes dos candidatos.

   AÉCIO NEVES:


No plano de governo do candidato Aécio Neves, a seção destinada ao meio ambiente é dividida em quatro partes, onde são citadas diversas propostas. Cada parte está destacada abaixo, com uma das várias propostas sugeridas no plano.

Cidades sustentáveis e mobilidade urbana:

"Busca da mobilidade sustentável para as cidades brasileiras, por meio da  integração dos diversos modais de transporte público em operação, pela continuidade e aceleração das obras em curso, pela expansão dos atendimentos às regiões metropolitanas e pelo incentivo à incorporação de inovações nas soluções já existentes e a serem implementadas."

Energia:

"Definição de uma matriz energética que contemple as várias fontes de energia, assegurando com isso segurança no fornecimento de energia, com baixo impacto ambiental."

Saneamento:

"Desburocratização da aplicação anual de recursos, garantindo agilidade tanto das fontes tradicionais de crédito – FGTS/CEF e FAT/BNDES, quanto nas aplicações diretas do governo federal. Essas aplicações deverão ocorrer em volume equivalente à capacidade presente de endividamento do setor, com o objetivo de subsidiar as populações mais carentes."
Sustentabilidade e meio ambiente:

"Adoção de um modelo de governança matricial, atribuindo responsabilidades ambientais às instâncias governamentais encarregadas das políticas setoriais, com metas de qualidade ambiental a serem cumpridas."

Confira o plano de governo de Aécio Neves AQUI.


    DILMA ROUSSEFF:


O plano de governo de Dilma Rousseff não está formatado em tópicos, o que dificulta a transcrição integral de suas propostas. Compilamos algumas de suas diretrizes, explicitadas abaixo:

- "Os excepcionais resultados logrados pelo Brasil no combate ao desmatamento ilegal na Amazônia e no Cerrado garantiram ao País o papel de maior redutor de emissões de gases de efeito estufa no Planeta. Após anos de debate, conseguimos aprovar, em 2013, o novo Código Florestal, que garantiu as bases mais sustentáveis para a produção agrícola e mais segurança jurídica para os produtores. Também aprimoramos os mecanismos de licenciamento ambiental e avançamos na regulamentação do uso sustentável de nossa biodiversidade. Este é o primeiro pilar do modelo desenvolvimento sustentável que mudou o Brasil."

- "Para assegurar maior efetividade da política ambiental, fortaleceremos a coordenação intergovernamental, em âmbito nacional, de modo a somar os esforços da União àqueles dos Estados e municípios, em especial nas áreas de licenciamento ambiental, recursos hídricos, mudança climática e florestas. As três instâncias de governo são protagonistas da política ambiental do país e a sinergia entre elas é fundamental para a qualificação de um projeto nacional de desenvolvimento sustentável e inclusivo."

- "Manteremos nosso compromisso com a redução de emissões. Para isto, daremos continuidade ao combate do desmatamento, em especial na Amazônia, e aceleraremos a implementação dos planos setoriais previstos no Plano Nacional de Mudança Climática. O Brasil se engajará fortemente nas negociações climáticas internacionais que terão lugar em 2015, para que seus interesses sejam contemplados no processo deestabelecimento dos parâmetros globais."

Confira o plano de governo de Dilma Rousseff AQUI.

    MARINA SILVA:



Incentivo às atividades sustentáveis:

"Estruturar um programa de educação ambiental, componente essencial e permanente da educação, que efetivamente amplie a consciência da sociedade sobre as múltiplas questões que envolvem nossa relação com o meio ambiente e com o processo econômico, para difundir hábitos de vida mais sustentáveis e padrões de consumo que sinalizem preferências por produtos que tenham melhor desempenho ambiental."

Estímulo à criação de empregos verdes:

"Estimular, por meio de instrumentos fiscais, tributários e creditícios, a geração de empregos verdes, principalmente na construção civil, na indústria, no turismo, na geração de energias limpas, seguras e renováveis, no transporte, na agropecuária e no uso sustentável dos diferentes biomas."

Preservação da biodiversidade:

"Cumprir as metas estabelecidas em acordos internacionais para criação de Unidades de Conservação em todos os biomas."

Recursos hídricos:

"Criar política de acesso à água potável e proteção aos mananciais de abastecimento de água, encorporando a saúde humana, a qualidade da água e o uso sustentável com valores centrais na cadeia de produção da água para abastecimento."

Confira o plano de governo de Marina Silva AQUI.

___

Independentemente de quem venha a ser o presidente é importante que a questão ambiental esteja presente em sua agenda governamental. O objetivo dessa postagem, além de mostrar as direrizes ambientais, é incentivá-lo a buscar e entender melhor as propostas de cada candidato.

TELEFONES: 3215-3329 e 9224-0087 (claro),
EMAILS: rebem.ufrn@gmail.com e reutilizar@dmp.ufrn.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário