sexta-feira, 11 de julho de 2014

Os 4 melhores da Copa e o Meio Ambiente

A Copa do Mundo de Futebol está acabando e já sabemos quais são as quatro melhores seleções. Então, fizemos uma busca e encontramos alguns dados interessantes sobre como estes países tratam o lixo. Veja qual país está ganhado no quesito sustentabilidade!

ALEMANHA


Não é segredo que alguns países europeus dão exemplo no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e tratamento de resíduos sólidos. A Alemanha, que enfrentou o Brasil em um dos jogos das semi-finais, destaca-se não somente entre as duas seleções que permanecem na disputa pelo título mundial, mas entre todos os outros países. A Alemanha é considerada um dos seis países que melhor tratam seu lixo e é campeão em reciclagem, segundo a União Europeia. Lá, cada habitante produz 583 kg de lixo por ano e em 2010 a taxa de reciclagem era de 61,8 %.

HOLANDA


A Holanda também está no top 6 da União Europeia. Em todo o país, cada município cobra uma taxa anual por residência pela coleta de lixo e faz com que a população veja que produzir lixo pode sair bem caro. Diferente do Brasil, onde se almeja que o lixo seja finalmente destinado em aterros sanitários, os holandeses consideram os aterros menos atrativos e mais caros. Na Holanda o investimento é focado na reciclagem e na incineração de resíduos. Os percentuais impressionam: 80% do lixo é reciclado, 16% é incinerado e apenas 4% vai para aterros sanitários. 

ARGENTINA


Nossos hermanos, também finalistas no futebol, ainda não se destacam mundialmente por tecnologias limpas ou pelo tratamento de resíduos, entretanto surpreenderam ao realizarem a reciclagem de veículos automotivos. Entre os anos de 2002 e 2003, quando o país passava por uma crise econômica, a quantidade de roubos e furtos de automóveis aumentou drasticamente, chegando a 9 mil casos por mês. Isso acontecia, principalmente, devido ao contrabando e à comercialização ilegal de autopeças, então o governo aprovou a Lei 25.761, conhecida como Lei de Autopeças, que permitia a comercialização de peças usadas e, assim, a reciclagem de automóveis. Mesmo que a motivação inicial não tenha sido de cunho ambiental, a legislação também é avaliada positivamente por reduzir a poluição, devido ao descarte correto de fluidos e componentes perigosos (baterias, graxas, etc.).

BRASIL


Apesar de que somente um pequeno percentual do lixo gerado nas cidades brasileiras são reciclados, o Brasil vem mostrando sua evolução aos poucos. Entre os anos de 2000 e 2008, houve 120% de aumento no número de municípios com coleta seletiva (chegando a 994). Vejamos alguns dados:

É inquestionável o fato de que o Brasil precisa melhorar e tentar encontrar o caminho que a Alemanha e a Holanda encontraram, além de seguir o exemplo da Argentina (que reduziu a poluição gerada por automóveis e, de quebra, os índices de mortalidade ao conseguir diminuir o roubo e contrabando de carros). Em relação à Copa continuamos torcemos pela vitória do Brasil na disputa pelo 3º lugar!
---

É importante lembrar que os interessados no "Reutilizar É Bem Melhor" podem nos encontrar pelos telefones 3215-3329 e 9224-0087 (claro), além de nosso perfil no facebook e os emails rebem.ufrn@gmail.com e reutilizar@dmp.ufrn.br .

Um comentário: