sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Última semana do "Reutilizar" em 2014!

Nesta semana, trabalhamos em um novo jogo: um futebol de parafusos! Utilizamos o fundo de uma gaveta velha para o campo, parafusos de cadeiras quebradas para os jogadores e puxadores de gaveta para as traves. Lixamos, furamos e pintamos, o resultado final foi esse:

Futebol de parafusos.


Após seis meses de trabalho, chegamos à etapa final do "Reutilizar É Bem Melhor!". Como trata-se de um projeto de extensão que é submetido a um edital anual de financiamento da PROEX, a execução dos trabalhos ocorre sempre entre março e dezembro.

Desde a primeira semana de execução nos vimos diante de um grande desafio, que era contribuir para a mudança do ângulo de visão da comunidade acadêmica da UFRN em relação ao descarte prematuro dos bens da Universidade. É um trabalho de formiguinha, pequeno aos olhos de muitos, mas que se agigantou por meio dos impactos que foram atingidos. Hoje a UFRN caminha, a passos cada vez menos lentos, guiada por vários projetos como o nosso e como tantos outros, para um futuro com menos desperdício.

Toda a equipe do "Reutilizar" se empenhou em todos os projetos: construímos lixeiras, restauramos cadeira de rodas, estantes, cadeiras de escritório, fizemos jogos e brinquedos com material reutilizado. Serramos, lixamos, pintamos, escrevemos e divulgamos. Cada um de nós aprendeu muito com o projeto e com todos os seus colaboradores.

Revisando os memorandos e os ofícios, fizemos uma retrospectiva do ano de 2014:

Tabela de quantidades
Ou seja, durante a vigência do projeto em 2014, foram 719 equipamentos salvos do descarte, que tiveram a oportunidade de ter sua vida útil aproveitada novamente.

Retrospectiva 2014


Agradecemos a todos os que contribuíram de alguma forma para que o "Reutilizar é bem melhor!" desse certo: aos que reutilizaram, aos servidores que disseram não ser necessário comprar uma cadeira nova quando realmente não era; aos que nos mandaram mensagens de agradecimento e apoio. Sem a participação de vocês o projeto não teria sentido.

Apesar de ser a última do ano, esta postagem não significa um adeus: o projeto, com os seus resultados e novos objetivos, foi novamente submetido ao edital dos projetos de extensão. Esperamos estar de volta em março do ano que vem.

Até logo!

Equipe "Reutilizar é Bem Melhor!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário