sexta-feira, 13 de junho de 2014

Construção de lixeiras e novos materiais.

Como prometido, a postagem desta semana focará no passo a passo da construção das lixeiras de coleta seletiva. Nosso objetivo era construir uma lixeira com materiais reaproveitados e como no DMP há equipamentos eletrônicos quebrados em abundância, escolhemos dar um destino diferente aos monitores que se encontravam inutilizáveis. 

Antes -  monitores escolhidos.

Primeiramente, separamos 4 monitores e uma estrutura de mesa quebrada. Utilizamos 4 chapas de ferro, retiradas de uma estante velha. A ideia era aprender essas chapas na estrutura de mesa, para então prender os monitores. Utilizamos 8 parafusos, 8 porcas, 8 arruelas, tinta para metal (das cores da coleta seletiva: azul, vermelho, amarelo e verde), pincéis e rolos de tinta. 

Durante - Confecção das lixeiras.
Começamos abrindo os monitores e tirando todo o conteúdo eletrônico de dentro deles, deixando somente a carcaça. Prendemos as chapas de ferro na estrutura de mesa com rebite. Lixamos os monitores e a estrutura de mesa, para depois pintar. Por último, prendemos os monitores às chapas de ferro com porcas, parafusos e arruelas. 

Depois - lixeiras prontos.
Durante a realização do projeto das lixeiras, continuamos trabalhando na separação de equipamentos. Temos disponíveis vários equipamentos, como algumas mesas:

Mesas de escritório.
Mesas para computador.
Devido ao sucesso das lixeiras, já temos em mente outro projeto que deverá ser concretizado após a copa do mundo. 
Não esqueçam que os interessados no "Reutilizar É Bem Melhor" podem nos contatar pelos telefones 3215-3329 e 9224-0087 (claro), pelo nosso perfil no facebook ou pelos emails rebem.ufrn@gmail.com e reutilizar@dmp.ufrn.br .

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Semana do meio ambiente!

As últimas duas semanas foram corridas, nos dividimos entre o que costumamos fazer e o projeto que nos propomos a realizar: uma lixeira para coleta seletiva, construída com monitores de computadores velhos e uma estrutura de mesa quebrada. Terminamos nossa primeira lixeira a tempo de fazer uma pequena exposição para a semana do meio ambiente, no Centro de Convivência, organizada pela Diretoria de Meio Ambiente (DMA/SIN/UFRN). O tema da exposição enfatizava a problemática gerada pelo lixo eletrônico no Brasil:
Equipamentos eletrônicos descartados pelos setores da UFRN.
A execução desse novo projeto, por mais simples, requereu muito de nossa carga horária de trabalho. Enfrentamos dificuldades, aprendemos com elas e as superamos. Ferramentas, parafusos, furadeira, pincéis, e claro, mãos sujas de tinta:

Making of do projeto.

Foi gratificante para nós ver a reação das pessoas ao se depararem com a lixeira ao vivo e no facebook, o que nos motiva a  ter a pretensão de confeccionar outra mais colorida ainda!  O resultado final foi esse:

Lixeiras prontas expostas no Centro de Convivência.
Ao fim do Dia Internacional do Meio Ambiente fomos à uma reunião na Superintendência de Infraestrutura da UFRN, que tinha como principal objetivo ser o elo entre ideias e iniciativas que convergem à mesma direção. Lá conhecemos vários projetos que trabalham com a temática do lixo eletrônico dentro da universidade, compareceram gestores, pesquisadores e professores da área.

Em breve publicaremos o passo a passo da construção de nossas lixeiras, pois nosso objetivo é que este tipo de iniciativa se dissemine dentro e fora do campus. Agradecemos a todos pelas visualizações, curtidas e comentários de incentivo!

Lembramos que os interessados no projeto podem nos contatar pelos telefones 3215-3329 e 9224-0087 (claro), pelo nosso perfil no facebook ou pelos emails rebem.ufrn@gmail.com e reutilizar@dmp.ufrn.br .